Desenhos com linhas decisivas

by João

Ser confiante nos nossos traços

Muitas vezes vejo pessoas a desenhar aos bocados. O que eu quero dizer é que não estamos a demonstrar confiança nos nossos próprios traços se tivermos que levantar o lápis do papel muitas vezes. O vídeo é sobre perspectiva, mas não é o tema que interessa, o que se deve observar aqui é a falta de confiante nas linhas e a maneira como este artista desenha. Vai ficar mais fácil compreender o conceito de não devermos levantar o lápis muitas vezes do papel.

No vídeo em cima aquela pessoa está a desenhar aos bocados e levanta muita vez o lápis para desenhar umas simples rectas. Isto não demonstra nem técnica, nem prática, nem confiança nas nossas capacidades, e é assim mesmo que um iniciante vai começar a desenhar. Qualquer pessoa que comece a desenhar como passatempo vai-se encontrar numa posição semelhante, o que até é normal porque o iniciante ainda não tem prática suficiente.

O que eu sugiro é que ao desenhar estejamos conscientes da nossa própria falta de confiança enquanto desenhamos as linhas e façamos um esforço para desenhá-las duma maneira mais confiante. Mesmo que as linhas fiquem mal desenhadas não interessa porque mesmo que perca tempo a desenhar uma linha ela vai acabar por não ficar lá muito direita também, portanto o ideal é, já que o resultado não é lá muito bom, mais vale praticar as linhas com um gesto mais confiante.

O gesto tanto pode partir do pulso como dos dedos, se bem que, normalmente desenham-se linhas com a ajuda do pulso enquanto que círculos e elipses são desenhados a partir dos dedos.

Mesmo que saiam mal, desenhem as vossas linhas com mais vigor, mais liberdade e mais confiança. Com o tempo e a experiência as linhas vão acabar por ir ficando mais direitas e já não não nos vamos basear tanto no “desenhar aos bocados”, que não ajuda ninguém.

Eu não desenho as linhas dos meus retratos “aos bocados”. São linhas completas e confiantes, imagine um retrato a ser feito com a pobre técnica da pessoa no vídeo em cima. O retrato não iria apresentar linhas lá muito decisivas pois não?

  • comgregar

    hebert eu gostei muito desta pagina

  • comgregar

    ola como vai vc!!!

Previous post:

Next post: