Uma questão de perspectiva

by João

Perspectiva e ponto de fuga no desenho

Linhas convergem para ponto de fuga (que está no horizonte)

Perspectivas no desenho

Muitos aspirantes a artistas, ou simplesmente aqueles que querem começar a desenhar fazem-no ao desenhar caras ou retratos, ou desenhar o corpo humano. Muitos ficam de tal maneira obcecados que ao fim de alguns anos de desenhar constantemente já têm a experiência e a técnica necessária para desenhar personagens com estilo, ou retratos muito precisos. E acaba por ser só isso que conseguem fazer.

Para se ser bom a desenhar retratos ou o corpo humano não é preciso aprender perspectiva, mas ajuda. Quando eu leio ou ouço falar em perspectiva eu começo a desenvolver uma pequena ansiedade em relação àquilo que a perspectiva me faz lembrar: Desenho e Geometria Descritiva de quando eu andava na escola secundária. Eu era relativamente mau em DGD. Como é que é possível que um aluno medíocre em Desenho e Geometria Descritiva fosse o melhor da turma a desenhar? Para mim a resposta é simples, como disciplina a DGD é mais à base de técnica e memorização dos exercícios e não da visualização do espaço em si ou da capacidade do aluno para desenhar. Por isso é que quando eu comecei a fazer muitos exercícios, e a decorá-los, foi quando eu comecei a ser melhor.

Eu prometo que vou explicar as coisas duma maneira simples.

Perspectiva de 1 ponto
Esta é a perspectiva mais fácil.Todos as linhas no desenho apontam para um único ponto, o ponto de fuga. O ponto de fuga é o mais importante de tudo nesta perspectiva. O ponto de fuga é também o ponto pelo qual a linha horizonte passa. Todas as linhas convergem (vão para) ou saem do ponto de fuga. No vídeo o artista cria fácilmente portas e janelas em que as suas linhas convergem para o ponto de fuga com uma perspectiva perfeita.


Perspectiva de 2 pontos
A perspectiva de dois pontos tem 2 pontos que vão estar situados na linha do horizonte. É para estes dois pontos que todas as linhas têm de converger, menos as perpendiculares ou outras oblíquas. Básicamente é seguir os mesmos parâmetros da perspectiva de um ponto, mas desta vez com dois pontos de fuga, em vez de só um. O vídeo embaixo começa por mostrar o artista a criar uma máquina de cartão ao colar os lados só mesmo para ter uma idéia em 3D de como pode funcionar a perspectiva em dois pontos. Não é preciso criar uma como ele fez, basta agarrarmos num objecto que seja quadrado ou rectangular para conseguir ver os mesmos ângulos. Note que como bónus, o artista no vídeo também explica como desenhar objectos circulares neste tipo de perspectiva, e está muito bem explicado.


Perspectiva de 3 pontos
Nesta perspectiva temos 3 pontos. Ao contrário da perspectiva de 2 pontos onde as todas as linhas que não são verticais podem convergir para os dois únicos pontos de fuga, com a perspectiva de 3 pontos, as linhas verticais vão agora convergir para um terceiro ponto de fuga. O vídeo em baixo é um bocadinho rápido, mas dá para ver que há 3 pontos de fuga, e é fácil de perceber. Ainda assim faça pausa e veja quantas vezes forem precisas.


Perspectiva de 4 pontos
A perspectiva de 4 pontos não é tão fácil de perceber à primeira. Eu recomendo que treine primeiro a perspectiva de um ponto, a de dois pontos, e também a de 3 pontos. A de 4 pontos não é vital para o mundo do desenho como as outras. Esta perspectiva tem 4 pontos de fuga e proporciona uma espécie de vista de 360 graus, como certas câmaras de vídeo conseguem apanhar. Digamos que é uma perspectiva panorâmica.



As perspectivas que eu considero mais úteis para aprender são as perspectivas de 1 e 2 pontos de fuga. E uma maneira muito fácil de praticar é ver estes vídeos, possívelmente mais do que uma vez para perceber bem os conceitos, e depois simplesmente praticar ao desenhar cubos e formas rectangulares.

Aprender perspectiva não vai torná-lo logo um bom artista da noite para o dia, mas vai melhorar um bocado a nossa percepção no espaço dos objectos que estamos a desenhar e a percepção de muitas outras coisas e até pessoas no nosso dia-a-dia. Se bem que a perspectiva ajuda mais em edifícios e paisagens, há muitos artistas que usam a perspectiva para melhor situar pessoas e outros seres vivos nas suas obras, mesmo que sejam primáriamente edifícios e paisagens. E aliás, se, ao desenharmos a figura humana o fizermos com formas quadrangulares e rectangulares, a perspectiva torna-se aqui útil para tornar essas formas geométricas mais precisas em perspectiva.

Portanto, apesar de eu não ser um grande fã da perspectiva e da maneira como isso se relaciona com retratos e desenhar a figura humana, eu acho que há algumas vantagens em aprender a perspectiva como deve de ser, e neste post há aqui informação suficiente para a começarmos a praticar.

  • Klaumenezes

    Muito bom! Valeuzão,é uma ótima aula!

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Obrigado, ainda bem gostaste.

  • Silvialinhares2006

    Muito boas e didáticas suas explicações!
    Parabéns.
    Sou Silvia Linhares,arquiteta e paisagista, e docente do Senac em Design de interiores e Paisagismo.
    Seu método de explicação é excelente!

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Obrigado Sílvia, isso foi um grande elogio sabendo que vem da parte duma profissional como você.

  • http://profiles.google.com/desenho.industrial5a Adriano Moraes

    Qualquer manézão sabe desenhar em perspectiva objetos quadrados. É coisa que você aprende no jardim de infância! Quero ver ensinar a desenhar pessoas em perspectiva e de preferência perspectiva inferior (de baixo para cima). Isso sim seria uma aula útil e inédita!

  • Marcos Marinho

    Eu também gostei muito… Sou professor universitário em Desenho de Observação e pelo incrível que pareça existem muitas pessoas que não conseguem desenhar em perspectiva.

    Marcos Marinho – Manaus-AM 

  • Jeh

    Adorei o texto e os vídeos, comecei esse semestre um curso na faculdade de geometria projetiva e desenho, e com certeza indicarei aos meus amigos essa página!  xD

  • Patrícia Matos

    Obrigada. :)

  • Andresa da Silva Almeida

    então se todo munbe desenhar em perspectiva, eu sou burra demais

  • Andresa da Silva Almeida

    Só consegui entender por causa do vídeo,por que o que eu li não deu pra entender muito bem!

  • http://profile.yahoo.com/6AMBGEAXAQI3SVJOPZP3KL4WKA Gustavo

    Perfeito! Todo tutorial sobre perspectiva que encontro na internet, eu já entro em seco pensando que vou encontrar exemplos que ilustrem pessoas em perspectiva, mantendo as proporções, com formas sobrepostas… e tudo que sempre acho são prédios e casas =(

  • Lilisa Rodriguespereira

    aprende na escola…acho muito legal..

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Pois é, Gustavo, eu sei que é típico encontrar exemplo com edifícios, mas repara que é porque é mais fácil explicar as coisas com edifícios.

    Sim, com pessoas pode ser muito entusiasmante, mas torna-se um bocado mais complicado explicar estas coisas porque o ser humano consegue ser uma coisa muito complexa de desenhar precisamente, quanto mais explicar estes conceitos numa abordagem de perspectiva.

    Por isso é que mais vale construir uma teoria fundacional com objectos mais fáceis de perceber, e depois então passa-se para o mais difícil.

  • Brenda_lindah12

    é muito bem estudar yes.

  • Ana_clara Silva

    acho q deveria ser mais explicativo mais tudo bem com o tempo melhora

  • Aline-abrahim

    E eu tbem pq nao consigo

  • Mara carvalho

    Adorei. Obrigada!

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Obrigado também Mara.

  • Lais Taina

    a mt pira velho

  • http://twitter.com/thatanf Thalita Freitas

    nossa  meu você insina muito bem melhor do que minha prof muito obrigada

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Obrigado Thalita :)  
    Gostou da informação? Foi útil para aprender?

  • victor

    cadê o 2º video??

  • V

    nossa vc eh mto fodão mesmo. estou esperando as tuas aulas.

  • murilo costa gonçalves

    apesar de tudo é simples mesmo desenhar em perspectiva,com pessoas vc precisa apenas posicionar a “câmera” do seu desenho para poder pegar o angulo certo(da pra fazer tudo de cabeça ou ate mesmo com referencia o seu proprio corpo)

Previous post:

Next post: