Simetria e assimetria nos retratos

by João

Simetrica face duma rapariga

Face bastante simétrica duma rapariga

A simetria e atractividade

Nós não pensamos muito nisso, mas muita gente tem uma parte da face um pouco, relativamente, ou bastante diferente. A isto chama-se assimetria, uma das metades da face ser diferente da outra metade da face. Simetria é quando as faces são idênticas, o que é um fenómeno muito improvável, ou talvez até impossível. Quando dizemos que a face de alguém é simétrica, não quer dizer que tenha as duas metades da cara 100% e rigorosamente idênticas até ao mais infímo pormenor das células, porque isso nunca vai acontecer, é mais para descrever em como a face daquela pessoa é bastante simétrica.

A simetria também se pode expandir para o corpo, não necessáriamente para a face, se bem que seja para a face que as pessoas fazem avaliações mais fácilmente e mais frequentemente, e não tanto para o corpo, se bem que a culpa é das roupas que nós usamos.

Foram feitos estudos em que os participantes foram dados fotografias de várias caras de pessoas e lhes disseram para avaliar o grau de beleza ou de atractividade das faces nas fotos. Um pouco por todo o mundo, todas as culturas apontam as pessoas mais atractivas como aquelas que têm a face mais simétrica.

A Mãe Natureza oferece às pessoas com uma face mais simétrica traços que as tornam mais atractivas para membros do sexo oposto (e talvez do mesmo sexo dependendo da orientação sexual de cada um) e que lhes fazem aumentar as hipóteses de reprodução e achar um parceiro.

Este estudo é uma coisa que nós podemos fácilmente constatar. Muitos actores famosos e outras celebridades que são consideradas atractivas mostram, nem todos, mas pelo menos alguns, altos níveis de simetria na cara.

Neste exemplo em baixo temos o original da foto da face dum rapaz com óculos escuros, e depois temos duas variantes da foto original mostrando a cara como se as duas metades da face fossem perfeitamente simétricas, apenas com algumas proporções diferentes, mas simétricas de qualquer forma.

Exemplo de simetria e assimetria na face dum rapaz

Exemplo de simetria e assimetria na face dum rapaz

Portanto, a desenhar retratos, a lição é, a cara das pessoas não é toda igual em relação à sua face esquerda ou direita, e mesmo quando estamos a desenhar caras de pessoas a partir da nossa imaginação, não precisamos de fazer um grande esforço visual para tentar fazer com que o outro olho fique igual a nível de proporção, porque o mais provável é que não seja se essa personagem que estamos a criar existisse. Se estivermos a fazer um retrato a partir duma fotografia para um cliente, aí sim, temos de desenhar tal e qual o que está lá, até porque há pessoas que têm a cara muito simétrica, e a proporção dos olhos, e outras características faciais, poderão ser muito iguais… ou não.

  • Lanegatinha

    ainda mas dum rapaz

  • Hhu

    ridiculo o exemplo porque a linha que cruza o rosto original esta inclinada

  • http://retratex.com/retrato João dos retratos no Retratex

    Olá Hhu, qual dos exemplos é que é ridículo?Em ambas as imagens o filete (a linha) vertical que passa pelo meio da cara da pessoa é completamente vertical, o que talvez não esteja total e completamente direito com a linha será a cara da rapariga na primeira imagem, e não a linha.

  • amanda boufleur

    vsf

  • amanda boufleur

    legal 

  • amanda boufleur

    viu e não apareceu assimtria so sem assimitrica so simetrica faz tbm acimtricaa

  • Bruna-caroilne

    Bomm mais Não tão legal

  • Amandapts

    burra é você que corrige o português original, de portugal! hahahhahaha

  • Bruna Machado

    Aqui estão as minhas na ordem de baixo para cima: 1 original/ 2 direito/ 3 esquerdo.

Previous post:

Next post: